7 dicas para escapar às fake news

Desinformação é divulgar propositadamente informações que se sabe serem imprecisas, com a intenção de gerar discórdia na sociedade ou de manipular a verdade. É esta a definição pela qual a Google se rege e que leva a tecnológica a implementar – cada vez mais – medidas no sentido de minimizar a propagação de fake news. Além de investir em programas com parceiros ou em novas soluções de verificação de factos nos seus próprios produtos, por exemplo, a Google aposta também na educação e na literacia digital/mediática.

É nesse âmbito que apresenta hoje sete dicas que deverão ajudar os internautas a evitar a desinformação online. Segundo a Google, “todos os dias são realizados alguns milhares de milhões de pesquisas a nível global” e 15% destas buscas representa uma novidade, ou seja, nunca tinham sido feitas anteriormente.

“A Internet ajudou a democratizar o acesso à informação, mas também trouxe desafios do mundo offline para o mundo online: a desinformação”, sublinha a empresa. Para tentar escapar a estas notícias falsas ou informação manipulada, eis sete conselhos a seguir:

  1. Verificar a credibilidade das fontes

Ao pesquisar na web, certifique-se de que o site que está a visitar é a melhor fonte de informação para a sua pesquisa. Considere o objectivo principal do site e questione-se: “Em que é que estão a tentar ajudar-me? Qual é o objectivo ao fornecer essas informações? As informações no site estão alinhadas com outras fontes confiáveis?” Outra forma de verificar a credibilidade de um site passa por consultar fóruns ou páginas de discussão online para ver o que as outras pessoas estão a dizer sobre o mesmo.

  1. Procurar a cobertura de notícias

O que é melhor do que uma fonte? Várias fontes. Veja como (e se) diferentes meios de comunicação noticiaram o mesmo acontecimento/facto para ter uma visão mais completa sobre determinado tópico. Basta pesquisar a informação através do modo de notícias disponível na barra de pesquisa da Google ou procurar directamente por um tópico em news.google.com.

  1. Fazer mais do que uma pesquisa

Muitas vezes, as pessoas fazem uma pesquisa, vêem os primeiros resultados na página web e assumem que encontraram a resposta que procuravam. Mas uma simples pesquisa sobre um tópico complexo pode não ser suficiente para encontrar a resposta a uma determinada pergunta. A realização de duas ou três pesquisas oferece uma série de perspectivas e fontes confiáveis para uma visão mais completa sobre o assunto.

  1. Verificar se uma imagem está a ser utilizada no contexto correcto

Uma imagem vale mais do que mil palavras, como diz o velho ditado. Mas uma imagem  também pode ser utilizada fora do contexto ou editada com o objectivo de manipular o utilizador.  Este, por sua vez, tem a opção de pesquisar no Google usando uma imagem (em vez de texto, como é mais habitual), com o objectivo de  verificar se esta já apareceu online anteriormente e em que contexto, para, assim, averiguar se o seu significado original foi alterado.

  1. Consultar os sites verificadores de factos

Tem dúvida sobre a veracidade de uma informação? Faça o teste: experimente pesquisar um tópico no Fact Check Explorer, que reúne mais de 100.000 verificações de factos provenientes de meios de comunicação credíveis em todo o mundo.

  1. Usar o Google Earth ou Street View para verificar a localização

Acontecimentos que têm lugar em localizações distantes do utilizador podem mais facilmente ser alvo de manipulação devido à falta de familiaridade que este tem com esses locais.  Se o utilizador quiser saber se uma fotografia é realmente do local que diz ser, basta pesquisar esse mesmo local no Google Earth ou no Street View do Google Maps para confirmar a credibilidade da informação.

  1. Não incluir a resposta na pergunta de pesquisa

Muitas vezes decidimos saber mais sobre um determinado tema quando já suspeitamos de uma resposta. Mas incluir essa resposta no processo de busca pode influenciar os resultados da própria pesquisa. Por exemplo, se pesquisarmos “Os golden retrievers pesam 85 quilos” corremos o risco de encontrar “85 quilos” na página web de resultados. Em vez disso, devemos pesquisar apenas por “peso dos golden retrievers”, pois dessa forma teremos acesso a uma maior variedade de resultados.

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