7 dicas para conquistar likes no Facebook

Com mais de mil milhões de utilizadores diários activos (dados de Março deste ano), o Facebook pode fazer com que as marcas e negócios cheguem a consumidores a que nunca pensaram chegar. O raio de alcance, porém, carece de algum cuidado e atenção. Adam Fridman, fundador da MeetAdvisors, oferece algumas dicas, numa publicação no site Inc, para conquistar likes na rede social sem gastar um único cêntimo.

1 –  “Shout for Shout” é uma técnica que implica pelo menos dois intervenientes: acontece quando se faz, por exempo, um print screen de outra página e se incentiva os próprios seguidores a seguir a página partilhada. Segundo o autor, pode ser particularmente benéfico usar esta técnica com outras páginas semelhantes àquela que se quer promover (ex: página de fãs de cinema partilha outra página de fãs de cinema);

2 – Promover o Facebook noutras redes sociais. Ferramentas como o Crowfire permitem que as marcas enviem mensagem directas a utilizadores das outras redes sociais em que está presente, lembrando que também tem uma conta no Facebook;

3 – A página de um negócio no Facebook pode ser o sítio mais indicado para oferecer descontos e promoções. Se os utilizadores perceberem que naquela página é habitual acontecer passatempos ou similares, é mais provável que façam like para receber todas as ofertas;

4 – Não é preciso gastar dinheiro para perceber, ainda que de uma forma relativamente básica, quais as publicações que estão a funcionar melhor e qual o tipo de audiência para que estão a falar. As ferramentas próprias do Facebook permitem aceder a algumas métricas;

5 – Mesmo que não seja esse o negócio da empresa, é boa ideia apostar numa página que sirva também de agregador de notícias. Numa altura em que as pessoas utilizam cada vez mais o Facebook para saberem o que se passa no Mundo, as páginas de marcas devem providenciar conteúdos relevantes mesmo que não sejam seus: partilhar é sempre uma boa opção (desde que origem se mantenha visível). O que importa é que tudo esteja no mesmo sítio e de fácil acesso;

6 – Os grupos do Facebook são muitas vezes ignorados pelas marcas, mas não devem. É necessário apenas ter em atenção quais os grupos mais indicados para partilhar os conteúdos de cada marca. Caso contrário, dá-se início um caso sério de spam que pode acabar em expulsão;

7 – Incluir o link directo para a página da marca ou negócio no final da assinatura de email de cada membro que faça parte da equipa do mesmo.

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