69% dos consumidores vai aproveitar os descontos desta Black Friday

Quase três quartos dos consumidores portugueses (69%) têm intenções de aproveitar os descontos da Black Friday e cerca de metade planeia gastar entre 100 euros e 300 euros. As conclusões são de um estudo da Escolha do Consumidor, que revela que 72% dos consumidores costuma esperar pelas promoções da Black Friday para comprar determinados produtos.

Este ano, 25% dos inquiridos pretende comprar artigos de roupa/moda, 19% revela que tem mais interesse em tecnologia e 12% aproveita para comprar electrodomésticos para a sua casa. Já 11% está mais preocupado com a beleza e bem-estar e prevê comprar cosméticos. Os restantes 22% indica que livros, viagens ou experiências e artigos de desporto estão na sua lista de compras para o dia de grandes promoções.

Também foi questionado quanto prevêem os consumidores gastar na Black Friday este ano, ao que 47% diz que pretende gastar entre 100 a 300 euros, 39% até 100 euros, 9% indica que prevê gastar entre 300 a 500 euros e apenas 5% prevê um gasto acima dos 500 euros. Já 59% faz a maioria das suas compras online e 41% prefere ir às lojas e fazer as suas compras presencialmente (90% em centros comerciais, 7% no comércio local e 3% noutro tipo de lojas).

Sendo que a Black Friday é muitas vezes associada à compra de tecnologia ou artigos electrónicos, foi questionado aos consumidores quais os produtos que já compraram ou pretendem comprar neste dia. Os resultados confirmam: 14% refere tablets e e-readers, 14% smartphones, outros 14% pequenos domésticos, 12% computadores e, igualmente, 12% acessórios de som/imagem, além de 5% que indica outros produtos desta natureza. Uma pequena percentagem (16%) afirma que não comprou nem tenciona comprar produtos tecnológicos na Black Friday.

«Actualmente, praticamente todas as marcas aderem à Black Friday, o que alargou o espectro de categorias de produto procuradas pelos consumidores neste dia de promoções. Ainda assim, tradicionalmente este período é aproveitado para comprar produtos que normalmente têm um preço mais elevado ao longo do ano e, por isso, sempre existiu uma forte aposta das lojas e marcas de tecnologia na Black Friday», comenta, em comunicado, José Borralho, CEO da Escolha do Consumidor.

Artigos relacionados