66% dos anunciantes planeia investir mais em publicidade de áudio digital no próximo ano
Cerca de metade das agências de publicidade e de meios identificam as campanhas áudio como uma das principais escolhas de investimento em meios de comunicação, enquanto dois terços dos anunciantes planeia realizar uma maior aposta financeira neste suporte nos próximos 12 meses.
A conclusão é do estudo “Europe Digital Audio Advertising Report 2023”, produzido pelo GroupM Nexus, organização de marketing de performance integrada no GroupM (WPP), em parceria com o Interactive Advertising Bureau Europe (IAB Europe).
Este estudo revela que os três principais factores que levam os anunciantes a investir em publicidade áudio incluem a capacidade deste canal para criar planos de meios mais amplos (65%), aumentar brand awareness (55%) e atingir públicos específicos (48%).
De acordo com o inquérito, dois terços (66%) dos anunciantes planeiam investir mais em publicidade de áudio digital nos próximos 12 meses, com quase um quarto (24%) a esperar aumentar os investimentos nesta ferramenta entre 11% e 30%. Estas previsões indicam elevados níveis de confiança no áudio digital como um canal que pode gerar maior impacto junto dos públicos-alvo. A maioria dos anunciantes inquiridos direcciona os seus investimentos para o streaming (59%), podcasts (59%) ou rádio online (57%).
Segundo o estudo, sete em cada dez profissionais de marketing inquiridos esperam atingir as suas audiências através de anúncios áudio no telemóvel (70%), seguidos dos desktops e portáteis (48%) e dos tablets (44%). O facto de o telemóvel ser uma ferramenta de fácil acesso justifica a prevalência deste dispositivo, já que representa para os profissionais de marketing uma oportunidade valiosa para envolver as audiências ao longo de todo o dia.
«Desde o início da pandemia que o consumo dos formatos áudio aumentou exponencialmente. Acredito que estes devem fazer parte do media mix, uma vez que permitem às marcas comunicarem num ambiente brand safe com share of voices elevados», afirma, em comunicado, Luís Gonçalves, head of Solutions do GroupM Nexus.