66% da população terá smartphone em 2018

Tendo por base 52 países, incluindo Portugal, a Zenith prevê que a penetração dos smartphones atinja os 66% até ao próximo ano. Trata-se de uma subida de 3% em relação às estimativas para este ano e de 8% face a 2016.

O estudo “Mobile Advertising Forecasts” indica que a rápida expansão do smartphone está, na verdade, a abrandar na maioria dos mercados considerados avançados. A Europa Ocidental e a Ásia-Pacífico continuam a ser as regiões líderes em termos de proprietários de smartphones. Na Holanda, por exemplo, a penetração deverá atingir os 94% em 2018. Taiwan, Hong Kong, Noruega e Irlanda também terão níveis de penetração acima dos 90%.

Quanto ao número de utilizadores, a China surge em primeiro lugar com 1,3 mil milhões de pessoas a utilizar o smartphone. Seguem-se a Índia (530 milhões) e EUA (229 milhões).

O mesmo estudo estima que os dispositivos móveis serão responsáveis por 73% do tempo passado online, já no próximo ano – num aumento de 3%. Em 2019, é esperado que atinja os 76%.

Relativamente aos gastos em publicidade online, a Zenith prevê que 53% do total tenha como destino anúncios vistos em equipamentos móveis, este ano. Em 2018, sobe para 59% e, em 2019, para 62%.

«Para muitos consumidores e anunciantes, a internet móvel é, agora, o novo normal da internet», comenta Jonathan Barnard, head of Forecasting e director of Global Intelligence na Zenith.

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