65,6% dos portugueses compra chocolate para oferecer
Os portugueses são fãs de chocolate, mas nem sempre é para consumo próprio: a mais recente vaga do estudo InMarket2020 da MultiDados mostra que 65,6% compra chocolate para oferecer. Entre aqueles que compram para si, 38,3% diz consumir duas ou três vezes por semana, 22,8% come chocolate uma vez por semana e 17,2% somente uma vez por mês.
O chocolate de leite é o preferido entre os inquiridos pela MultiDados, sendo apontado como o mais consumido nos últimos três meses por 31,4%. Seguem-se as variedades preto (18,9%) e avelãs (16,1%). Quanto ao formato eleito, 75,6% consome tablete e 13,3% opta por bombons.
Tipo de chocolate (50,6%), preço (26,7%) e marca (8,9%) são os principais factores que influenciam a decisão de compra. Embora a insígnia pareça ter um peso reduzido na escolha final, Nestlé é a marca preferida dos portugueses (10,5%), à frente de Milka (9,1%), Kinder (6,2%), KitKat (6,1%) e After Eight (6%).
O mesmo estudo indica que somente 20% dos portugueses se lembra de ter visto anúncios publicitários a marcas de chocolate. Entre os que têm essa recordação, Milka é a marca que domina (25%).
Questionados sobre o local onde compram chocolate, 46,1% dos inquiridos pela Multidados respondeu Continente. Pingo Doce e Lidl fecham o top 3, com 17,2% e 14,4% das respostas respectivamente.