63% dos portugueses pondera comprar na Black Friday
A semana da Black Friday foi a que registou mais pesquisas em Portugal em 2018. Este ano, o fenómeno acontece a 29 de Novembro e promete continuar a dar que falar junto dos consumidores, com 63% dos portugueses a ponderar comprar algum tipo de produto ou serviço no âmbito desta data – em alguns casos, as campanhas promocionais estendem-se durante alguns dias.
A conclusão é da Google Portugal, segundo a qual o consumidor português é cada vez mais omnicanal, pelo que a compra poderá ocorrer tanto numa loja online como física. O estudo, assente nas respostas de mais de cinco mil pessoas, indica que 64% dos consumidores pondera comprar online.
Vestuário, calçado e tecnologia são as categorias que concentram a maior parte das vendas na Black Friday, no mercado nacional. Logo depois aparecem áreas como perfumes e cosmética, electrodomésticos, brinquedos e viagens.
Perante dados estes como estes, a Google Portugal aconselha as marcas a estarem atentas e a não perderem a oportunidade de comunicarem os seus descontos. «Para vencer, é indispensável e crítico que as marcas comuniquem regularmente durante o mês de Novembro. Os consumidores estão mais predispostos à informação das marcas e, por outro lado, as marcas procuram múltiplas fórmulas e estratégias para chegar ao consumidor», afirma Joana Bastos, Industry manager na Google Portugal.
Esta aposta deve contemplar a Black Friday mas também a Cyber Monday, que se assinala na segunda-feira seguinte. Em Portugal, as pesquisas no Google por Cyber Monday crescem 56% a cada ano que passa.
Joana Bastos vai ainda mais longe e afirma que as marcas devem considerar todo o período até ao Natal: «A Black Friday e a Cyber Monday não devem ser vistos como eventos isolados. O consumo continua até ao Natal e é importante continuar a comunicar.» A aposta pode ir para estratégias de audiências, de forma a procurar novos utilizadores com maior probabilidade de conversão e fazer retargeting aos utilizadores que visitaram website na Black Friday.