63% das mulheres já experimentou um copo menstrual
No âmbito do Dia Mundial da Terra, assinalado a 22 de Abril, a Intimina, marca sueca dedicada aos cuidados da saúde íntima feminina, questionou duas mil mulheres com idades entre os 18 e os 45 anos sobre o quão conscientes estão da sua contribuição ecológica quando se trata de produtos menstruais.
Os resultados demonstram que 72% das inquiridas afirma considerar o seu estilo de vida sustentável, o que significa que tentam optar por escolhas que visam reduzir o seu impacto ambiental individual e colectivo. Ao comprar e utilizar produtos menstruais, 59% tem precisamente em conta os efeitos sobre o ambiente e a quantidade de resíduos menstruais que estes produtos representam.
Por outro lado, 67% indica desconhecer o número médio de produtos menstruais descartáveis que as mulheres utilizam durante a sua vida fértil. Ainda assim, 42% já experimentou produtos menstruais mais ecológicos, com 63% destas a escolher um copo menstrual ou outros produtos menstruais reutilizáveis.
No que toca aos motivos pelos quais optam pela utilização do copo menstrual, 48% referiu uma “maior poupança económica”, uma vez que um copo menstrual pode durar até 10 anos, minimizando em 75% os gastos com os cuidados relacionados com a menstruação; 39% referiu “um maior conforto”, pois podem ser usados até oito horas sem ser necessário esvaziar; 38% referiu uma “maior segurança” e o facto de serem “mais sustentáveis”, pois não têm produtos químicos nem plásticos na sua composição e são reutilizáveis.