62% dos profissionais de comunicação em Portugal olha para a IA como uma oportunidade
A Inteligência Artificial (IA) tem vindo a redesenhar o futuro de quase todos os sectores económicos, assim como a mudar a vida das pessoas em todo o Mundo, e a comunicação não é excepção.
Desta forma, para obter uma perspectiva mais detalhada da realidade em Portugal, a Marco Agency desenvolveu um inquérito para compreender o impacto que a chegada das ferramentas de IA está a ter na vida dos profissionais de comunicação e a forma como podem mudar o paradigma do sector.
Embora existam algumas preocupações com a utilização de IA, a maioria dos inquiridos (62%) considera a IA como uma oportunidade na indústria dos media, nomeadamente por facilitar o trabalho diário. Os factores mais apontados pelos profissionais são a possibilidade de automatizar e aumentar a rapidez de tarefas (78%), tornar os processos mais eficientes (53%) e a facilidade de aprendizagem (44%).
Ainda assim, 37% considera a existência destas ferramentas uma ameaça para os seus trabalhos, 30% tem medo de perder o emprego para as novas tecnologias e mais de metade destes sente ansiedade com esta possibilidade.
Além do impacto no emprego, os inquiridos que revelam maior preocupação com a utilização das ferramentas da IA no sector referem, a “desinformação” (57%), a “manipulação social e política” (50%) e o “esvaziamento intelectual” (46%) como os principais perigos, sendo que cada inquirido pode escolher até 3 opções.
O Chat GTP foi o ponto de partida para muitos profissionais de comunicação no Mundo da Inteligência Artificial e continua a ser o mais reconhecido, com 87% dos inquiridos a afirmar que já ouviu falar deste serviço, numa área onde 54% dos profissionais já utiliza algum tipo de ferramentas de IA no trabalho. Paralelamente, 75% dos inquiridos considera ainda utilizar ferramentas de IA num futuro próximo.