62% dos portugueses foi vítima de tentativa de fraude digital no último ano

Um novo estudo realizado pelo SAS revela que 88% dos portugueses teme vir a ser vítimas de algum tipo de fraude digital e que, por essa razão, 60% se mostra bastante mais cauteloso do que nunca em relação a este assunto, enquanto 51% afirma mesmo estar menos disposto a partilhar os seus dados pessoais.

Para obter estes resultados foram inquiridos 13.500 consumidores em mais de 15 países em todo o mundo. Em Portugal, 29% dos inquiridos acredita ter sido vítima de algum tipo de fraude pelo menos uma vez e 62% afirma já ter sofrido alguma tentativa de fraude no último ano.

Nesta linha, o roubo de dados bancários posiciona-se como o tipo de fraude mais comum, seguido pelo roubo de dados pessoais e aquelas situações em que os consumidores são induzidos a acreditar que ganharam algum tipo de prémio financeiro. Quanto aos canais mais utilizados pelos criminosos para realizar os seus ataques e atingir as vítimas são o telemóvel (73%), o e-mail (71%), seguido do WhatsApp (40%).

Porém, esta análise também revela algo surpreendente: 27% dos consumidores não sabe ao certo quais as medidas que as suas instituições financeiras adoptam para protegê-los de fraudes ou outros crimes financeiros. Quando questionados sobre o impacto dos controlos de segurança na experiência do cliente, só 36% considera que é necessário melhorá-los para tornar o processo mais ágil.

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