61% dos portugueses optaria por um carro usado. 33% aceitaria comprar online
O mercado automóvel está a mudar e uma das principais tendências é a opção por veículos usados. O Barómetro de Mobilidade da CarNext mostra que a procura por carros usados está a crescer em Portugal como resultado do aumento da confiança e da transparência dos consumidores.
Segundo o estudo, 61% dos condutores entrevistados em Portugal optaria por um carro usado caso quisesse comprar um automóvel neste momento. Destes, 29% comprou mesmo um carro usado nos últimos 12 meses – cenário mais notória na faixa etária dos 18 aos 23 anos, com 36% dos condutores a escolher esta solução.
A grande maioria (78%) afirma que a principal razão para comprar um carro usado é a maior conveniência. Seguem-se o desejo de fazer viagens de um dia ou escapadinha de fim-de-semana (16%) e a possibilidade de deslocação em feriados mais longos (3%).
Os portugueses mostram-se também adeptos das plataformas online: 33% dos entrevistados consideraria comprar um carro usado online. Mais de metade (60%) justifica esta escolha com a comodidade do comércio electrónico, que permite comparar preços, ler avaliações e procurar informações sem sair de casa.
No sentido inverso, os factores que mais preocupam os condutores na hora de comprar um carro usado, 73% aponta para o receio de o veículo avariar depressa. Por outro lado, 34% teme que o carro não venha de um vendedor reconhecido e 33% refere a garantia.