60% dos portugueses prevê gastar até 500€ em presentes de Natal
A Klarna, rede global de pagamentos e assistente de compras baseada em IA, acaba de apresentar os dados do mais recente inquérito feito no início de novembro a 1000 portugueses, revelando que mais de metade dos inquiridos prevê gastar entre 101€ e 500€ nesta época natalícia, estando a eficiência financeira no topo das prioridades.
O atual panorama económico-financeiro está a impactar todos os consumidores. A quadra natalícia não é exceção. Mais de metade (56,6%) dos consumidores afirma que cria um orçamento para as despesas da época, tentando sempre poupar. 43% indica que procura produtos mais baratos e 41% assume reduzir os gastos com peças não essenciais.
Soluções de poupança ou de maximização de ofertas ganham terreno nesta época, como o cashback, que permite reaver uma percentagem da compra. O online tem ganho terreno a um passo galopante e já quase metade dos consumidores (46%) procura itens online, ao contrário de 29,7% que termina as pesquisas online com compras em loja.
A estratégia de poupança passa por comprar durante os períodos de promoções (69,5%), utilizando ainda ferramentas como a comparação de preços (33,2%) para ajudar no desafio. Ainda assim, 42,8% dos consumidores afirma procurar gastar o mínimo de tempo possível a fazer compras, com 40% a confessar que pesquisa bastante e planeia com antecedência. De facto, mais de metade dos consumidores (52,8%) começa as compras em novembro e apenas 25% deixa para a primeira quinzena de dezembro. Quase metade (43%) diz não deixar para última a compra dos presentes. Enquanto 28% assume que compram tudo no fim. scolha do presente para o/a parceiro/a.
Falar de tecnologia não é apenas no que diz respeito a produtos para oferecer e a Inteligência Artificial (IA) já impacta também o consumo natalício, com 22% dos consumidores a assumir que a utiliza nas compras. A comparação de preços (66,4%) e a procura por oportunidades e descontos (40,8%) está no topo das prioridades de utilização de IA, que ajuda ainda a poupar tempo (48,9%), a encontrar propostas mais baratas (45,7%) e a poupar dinheiro (39,9%).
“O panorama económico atual leva os consumidores a estarem muito mais conscientes dos seus gastos, mas sem querer deixar de participar nas trocas de presentes com amigos e familiares. Soluções tecnológicas na procura por ideias de presentes e por produtos mais baratos estão a crescer, assim como soluções de pagamentos, com mais de 17% dos inquiridos a afirmar já ter utilizado soluções da de Buy Now, Pay Later, como a da Klarna, nos últimos 12 meses.” explica Alexandre Fernandes, Country Manager da Klarna para Portugal e Espanha.