60% das receitas de publicidade digital cai nos bolsos da Google, Meta e Amazon

Em 2023, as marcas gastaram quase 680 mil milhões de dólares (cerca de 629 mil milhões de euros) em publicidade digital, o que corresponde a um aumento de 65 mil milhões de dólares (cerca de 60 mil milhões de euros) em comparação com 2022. Grande parte deste valor foi alocado aos três grandes players na área: Google, Meta e Amazon, que, juntas, reúnem mais de 60% da receita publicitária digital total.

De acordo com dados da Stocklytics.com, empresa e profissionais de marketing continuam a investir cada vez mais neste tipo de anúncios a cada ano que passa. Desde 2019, 3 biliões de dólares foram gastos em publicidade online em todo o Mundo, ajudando a Meta, o Google e a Amazon a duplicar as suas receitas.

Em 2019, a Google arrecadou 134,8 mil milhões de dólares (cerca de 128 mil milhões de euros) dos anúncios digitais, ou seja, 36% do total de receita de mercado nesse ano. Os 69,6 mil milhões de dólares (cerca de 63 mil milhões de euros) da Meta representaram 19% do total de mercado, seguindo-se a Amazon com 12,6 mil milhões de dólares (cerca de 11,6 mil milhões de euros) e 3,4%. Porém, o cenário mudou desde então, sendo a Amazon aquela que apresenta o maior crescimento de mercado.

Em conjunto, estes três grandes produziram 416,6 mil milhões de dólares (cerca de 384 mil milhões de euros) através da publicidade durante o ano de 2023 – mais 200 mil milhões de dólares (cerca de 185 mil milhões de euros) do que há 5 anos.

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