6 em cada 10 portugueses tencionam comprar na Black Friday

Um estudo realizado pela Google mostra que 60% dos portugueses pretende comprar pelo menos um artigo no período de promoções e descontos da Black Friday – que este ano se estende, em muitos casos, a todo o mês de Novembro e que inclui também o Dia dos Solteiros (ou Singles’ Day) e a Cyber Monday.

Segundo o Google Trends, o período de compras da quadra festiva está cada vez maior e a começar mais cedo, com as pesquisas assocaidas à Cyber Monday, por exemplo, a acontecer semanas antes de a mesma se realizar (30 de Novembro).

“E o próprio Dia dos Solteiros continua a ganhar relevância na Europa e também em Portugal”, adianta ainda a Google em comunicado. No ano passado, as pesquisas por esta data cresceram 536% em Portugal, mais do que na Alemanha, Itália, Espanha ou Reino Unido.

O Google Consumer Survey Julho 2020 revela também que existe uma fatia significativa de portugueses a tecnionar fazer as compras de Natal em Dezembro: 43% aponta à primeira quinzena de Dezembro e 18% aos dias 24 ou 25 de Dezembro. Apenas 23% prevê comprar os presentes ainda este mês de Novembro.

A Google considera que números como estes mostram como a atenção dos consumidores está diluída por vários eventos, o que representa maiores desafios para as marcas. “Com o retalho cada vez mais digital, as marcas precisam de se preparar para serem ágeis e atender ao consumidor que busca uma experiência de compra online excelente”, indica a tecnológica.

Antecipação será crucial para o sucesso, adianta a Google, uma vez que o pico promocional não começa nem acaba na Black Friday: 43% dos portugueses admite esperar por datas promocionais para comprar produtos de que precisa (smartphones, computadores ou electrodomésticos, por exemplo), mas não tem de ser obrigatoriamente a Black Friday.

Artigos relacionados