6 em cada 10 portugueses compraram livros no ano passado
A maioria dos portugueses mantém o hábito de ler livros. De acordo com um estudo da GfK, 62% dos inquiridos comprou pelo menos um livro em 2022, sendo que os jovens entre os 15 e os 34 anos foram os que mais acorreram às livrarias (28%).
O estudo “Mercado do Livro e Hábitos de Compra em Portugal” foi encomendado pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) à GfK, a propósito do evento Book 2.0 – The Future of Reading, que decorre entre hoje e amanhã em Lisboa.
De acordo com o estudo, quem comprou livros, fê-lo na sua maioria para consumo próprio (82%), mas também para oferecer (53%). O formato físico continua a ser “claramente privilegiado” (99% dos livros comprados) e as lojas físicas atraem a maior parte dos compradores (88%). Contudo, o digital tem vindo a ganhar terreno, tanto no formato dos livros (8% dos inquiridos compraram e-books) como no canal de compra, com 39% dos leitores a terem o hábito de comprar online.
O romance continua a ser o género literário preferido de quem compra livros (69%), logo seguido do romance histórico (52%), mas os livros infanto-juvenis continuam a alimentar 50% das compras efectuadas.
«Foi muito interessante perceber a importância que os livros continuam a ter nas camadas mais jovens, que representam actualmente a faixa etária onde mais se compra livros. Num país com os índices de leitura mais baixos da Europa, estes números trazem-nos esperança no futuro, fazem-nos acreditar que é possível mudar hábitos para as gerações futuras. Talvez se chegue agora aos livros de forma diferente, por exemplo através das redes sociais», sublinha em comunicado Pedro Sobral, presidente da APEL.
O estudo revela ainda que, no ano passado, o mercado cresceu em Lisboa (5%) e no Sul do País (12%), tendo-se por outro lado registado uma quebra no Porto (-14%), no Litoral (-10%) e no Interior (-10%). No total, em 2022, o mercado livreiro português lançou 21.115 novos livros e valeu 175 milhões de euros.
O inquérito “Mercado do Livro e Hábitos de Compra em Portugal” foi realizado entre os dias 18 de Julho e 10 de Agosto junto de uma amostra constituída por 1001 indivíduos.