6 em 10 consumidores vai reduzir a oferta de presentes este Natal

À medida que os retalhistas se preparam para as festas de fim de ano, a inflação persistente, as taxas de juro elevadas e as incertezas sobre os rendimentos estão a levar muitos consumidores a cortar nos gastos, a fazer concessões e a ser criativos na forma como gastam o seu dinheiro, de acordo com o 17.º Inquérito Anual sobre as Compras de Natal da Accenture.

Com mais de 1500 respondentes, o estudo revela que, ao pensarem nas suas finanças antes da época festiva, seis em cada 10 consumidores já estão – ou planeiam – reduzir a oferta de presentes a familiares e amigos próximos devido a restrições orçamentais, aumentando para 69% no caso de familiares e amigos alargados. Ao mesmo tempo, pouco mais de metade (52%) dos consumidores já concordou – ou planeia concordar – em não trocar presentes com outros adultos.

Com menos de 1 em cada 5 (17%) consumidores a dizer que se sente optimista quanto à sua situação financeira para a época festiva, o inquérito mostra também que os consumidores planeiam gastar 591 dólares esta época, em média, menos 5% do que no ano passado. Os consumidores com mais de 70 anos prevêem gastar 673 dólares, o valor mais elevado de todos os grupos etários, seguidos de perto pelos baby boomers (59-69 anos) que prevêem gastar 667 dólares.

Embora o preço (78%) e a relação qualidade/preço (60%) estejam no topo da lista dos factores decisivos mais importantes para a forma como os consumidores vão fazer as suas compras e para aquilo em que vão gastar dinheiro nesta época, a qualidade continua a ser importante para mais de metade dos consumidores (50%).

Muitos consumidores parecem estar a explorar formas criativas, mas práticas, de optimizar os orçamentos. Por exemplo, alguns consumidores indicaram que estão dispostos a comprometer a conveniência, com mais de metade (53%) a optar pela recolha na loja em vez da entrega ao domicílio, se isso lhes permitir poupar dinheiro.

Além disso, mais de um terço (39%) dos consumidores tenciona comprar conscientemente artigos, como jogos de tabuleiro, que possam desfrutar durante todo o ano. Este número aumenta para 47% entre os jovens da geração millennials (25-31 anos) e 45% entre os older millennials (32-39 anos).

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