5àSec restaura bosque mediterrânico

ÁrvoreA 5àSec vai  aplicar 8.400 euros na plantação de cerca de 600 árvores de bosque mediterrânico, no âmbito do projecto ResponsARVOREidade, promovido pela Madeiras Nobres na localidade de Casal de Lisboa, no concelho de Loures.

A 5àSec participa assim num projecto agro-florestal pioneiro em Portugal, contribuindo para o sequestro (absorção) do carbono, a diminuição do efeito de estufa na atmosfera e a redução da sua pegada ecológica, através da restauração do bosque mediterrânico com carácter duradouro.

No âmbito deste projecto, a 5àSec vai assegurar por contrato a manutenção responsável das árvores plantadas ao longo de 15 anos, que será feita pela Madeiras Nobres, empresa especializada em silvicultura sustentável. Em contrapartida, a 5àSec receberá um certificado personalizado de compensação das emissões de CO2.

O futuro bosque 5àSec junta-se à campanha “100 Milhões de Árvores para a Pensínsula Ibérica” que visa criar em quatro anos uma “barreira verde” contra as alterações climáticas que afectam cada vez mais o planeta e integra a campanha “Plant for The Planet” patrocinada pela Organização das Nações Unidas, segundo informa a empresa.

De acordo com estudos mais recentes, cada árvore de bosque mediterrânico com três arbustos associados (englobando-se neste conjunto freixos, aveleiras, carvalhos, buxos, cerejeiras silvestres, azinheiras, castanheiros, loureiros, pinheiros mansos, tomilhos, entre outras espécies) tem capacidade para absorver cerca de 300 quilos de CO2 em 15 anos.

Artigos relacionados