59% dos consumidores portugueses utiliza aplicações para fazer pagamentos

Com os efeitos da pandemia a fazerem-se sentir cada vez menos, os consumidores regressam aos hábitos que tinham antes e, com eles, há uma consolidação da tendência de utilização de diferentes meios de pagamento, iniciada em 2020. Embora a utilização de numerário esteja a recuperar, o cartão mantém-se na liderança e a percentagem da população que utiliza meios de pagamento digitais alternativos – especialmente através dos telemóveis – continua a aumentar.

Os dados são do XI Relatório de Tendências de Meios de Pagamento da Minsait Payments, filial de meios de pagamento, que destaca Portugal como o país europeu que registou o maior crescimento na utilização de dispositivos móveis para fazer compras online, passando de 56,7% para 65,2% dos utilizadores. Com esta evolução, as transações de comércio electrónico superaram os 7,4 mil milhões de euros em 2021, um crescimento de 20% em relação ao ano anterior.

No que diz respeito às aplicações de pagamento entre particulares, Portugal apresenta o maior número de utilizadores nos 30 dias anteriores ao inquérito (59%), um aumento de 29,7 pontos percentuais em relação a 2020. Além disso, 11,5% dos inquiridos relata que este tipo de aplicações são o seu principal método de pagamento e 23,8% da população adulta com conta activa no banco afirma que este meio de pagamento é o seu favorito.

Portugal é também o país que regista a maior diminuição de utilização de cartões de crédito entre a população, tendo passado de 63% para 54,5%, e onde há menos pessoas a utilizar o cartão de crédito para compras de alto valor (38,1%). Quanto ao cartão de débito, este continua a ser o protagonista em Portugal (98,3%). Entre a população portuguesa detentora de cartões, existe uma média de 1,4 cartões de débito, 1,4 cartões de crédito e 1,2 cartões pré-pagos.

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