58% dos líderes revela que as suas empresas são culpadas de greenwashing
Um inquérito realizado pela analista Harris Poll a 1491 executivos em posições de liderança em diversas indústrias a nível mundial revela que, para todos eles, a sustentabilidade é uma prioridade. Contudo, 58% também admitiu que a sua empresa recorre ao greenwashing – nos EUA, em particular, esta percentagem sobe para 68%. O greenwashing consiste numa técnica que permite passar a ideia de que determinados produtos são sustentáveis quando não o são.
Dois terços dos inquiridos questionam-se ainda sobre se os esforços direccionados à sustentabilidade serão de facto genuínos. Os resultados do estudo demonstram perspectivas conflituosas: 80% dos participantes classificou a sua empresa com “acima da média” no que toca à sustentabilidade ambiental, mas 65% refere que, embora pretenda fazer mais pelo ambiente, não sabe como.
A medição do progresso parece ser um dos desafios para os executivos: apenas 36% destes diz que as suas empresas têm ferramentas de medição para monitorizar a evolução dos esforços de sustentabilidade. Além disso, somente 17% dos inquiridos afirma utilizar estas ferramentas para optimizar as suas estratégias.