56% das equipas de Marketing alvo de alterações no último ano
Mais de metade das equipas de Marketing sofreu alterações durante o ano de 2021, numa altura em que as empresas tentaram adaptar-se à nova realidade do mundo de trabalho, na sequência da pandemia. As conclusões são do estudo “Marketing Week’s 2022 Career and Salary Survey”, que inquiriu 4463 profissionais desta área comunicacional.
Cerca de 56% destes revela que houve alterações nas suas equipas, verificando-se um aumento face a 2020 – aqui, 46,3% alegava sentir estas mudanças – e mais de um quarto dos inquiridos (26,1%) refere que as equipas de Marketing foram fundidas com outros departamentos.
Em grandes empresas, 63,7% dos profissionais passou por uma reestruturação na equipa, enquanto em 2020 esta percentagem ficava nos 56,2%. Nas pequenas e médias empresas (com 250 ou menos funcionários), por sua vez, a taxa de reformulação ascende aos 48,3% – em 2020, o valor ficava nos 34,7%.
Além disso, as conclusões demonstram que é mais provável os profissionais de Marketing trabalharem em áreas multidisciplinares, com colaboradores de outros departamentos da empresa. Esta alteração surge a par de 14,8% dos participantes no estudo referir ter passado a fazer parte de equipas com um fluxo de trabalho mais ágil.