51% dos portugueses só abastece em postos de marca

A maioria dos portugueses (51%) diz abastecer os seus veículos somente nos chamados postos de combustível de marca. Segundo um estudo realizado pela Nova IMS e Qdata, durante o passado mês de Março, apenas 12% admite recorrer preferencialmente a opções low-cost.

O valor gasto, em média, nos postos situa-se ente os 20 e os 40 euros por cada abastecimento, sendo que 45% dos portugueses abastece entre uma e duas vezes por mês. Os homens são os condutores que mais preferem abastecer neste intervalo de valores (48%), já que as mulheres preferem gastar mais de 40 euros em cada ida ao posto (53,1%).

Este cenário é explicado com a vontade das condutoras em abastecer os seus automóveis menos vezes por mês: 43% das mulheres prefere abastecer apenas um ou duas vezes por mês, ao passo que 53% dos homens não se importam de ir à bomba mais de três vezes no mesmo mês. O mesmo estudo conclui também que à medida que a idade avança, o número de abastecimentos diminui e o valor gasto em cada visita sobe.

Quanto ao número de quilómetros percorridos anualmente, 48% dos condutores portugueses dizem percorrer até 10 mil quilómetros. Trata-se de uma média mensal de 833 quilómetros.

Portugueses preocupam-se com a saúde do motor

95% dos inquiridos apontam as preocupações com a saúde do motor como prioritárias na lista de aspectos que consideram ter mais influência no rendimento do veículo. Nesta categoria incluem-se as revisões periódicas, por exemplo. Em segundo lugar surge a sujidade do motor, indicada por 85% dos portugueses, seguida pelo tipo de combustível utilizado.

Na hora de escolher um combustível aditivado, os aspectos que mais pesam são a possibilidade de ter mais quilómetros por depósito (41%), oferta de descontos (38%), limpeza do motor (36%) e confiança na marca (29%).

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...