50 anos depois, JCDecaux volta a instalar abrigos de passageiros em Lisboa
A história da JCDecaux começou em 1964, quando o seu fundador, Jean-Claude Decaux se tornou um dos pioneiros no que diz respeito ao mobiliário urbano, inventando os abrigos de passageiros dos autocarros.
Após os seus esforços, Portugal foi o terceiro país a receber este serviço, com o primeiro contrato de mobiliário urbano para a cidade de Lisboa a ser assinado em 1972.
É na sequência desta história e, no âmbito do novo contrato de concessão de mobiliário urbano, firmado entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a JCDecaux, a 14 de Setembro de 2022, que acaba de ser instalado o primeiro novo abrigo JCDecaux, no Campo Grande.
Este é o primeiro dos dois mil abrigos que serão instalados ao longo dos próximos meses, e que têm como missão transformar a cidade, através da melhoria do espaço público. Estes espaços terão funcionalidades extra, como tomadas USB, hotspot de Wi-Fi livre num raio mínimo de 50m em torno dos abrigos e sistema de informação em tempo real.
Além disso, estes abrigos foram feitos com recurso a uma escolha responsável de materiais, optimizando o uso de matérias-primas no processo produtivo, de forma a diminuir o desperdício em todas as frentes.
«Chegámos a Lisboa em 1972 e cerca de 50 anos depois continuamos a nossa expansão ao instalar novo mobiliário urbano, que irá servir publicamente os cidadãos portugueses, evidenciando que 2023 será efectivamente marcado pelo maior investimento de sempre da JCDecaux em Portugal», afirma, em comunicado, Philippe Infante, director-geral da JCDecaux Portugal.