50 anos da Brisa abrem caminho ao Grupo Brisa. Empresa muda de nome, logotipo e posicionamento
Ao celebrar 50 ano, a Brisa apresenta uma nova identidade gráfica, um novo logotipo e um novo posicionamento alinhados com o plano estratégico de desenvolvimento e internacionalização. Assim, a empresa dá agora pelo nome de Grupo Brisa.
A nova entidade gráfica chega acompanhada de uma renovada assinatura, “Abre caminho”, ou em inglês “Leading the way”, que pretende dar expressão “aos objectivos de crescimento e desenvolvimento das diferentes unidades de negócio que têm uma essência comum: a mobilidade”.
O Grupo Brisa passa a ser a cabeça do Grupo no organograma, debaixo do qual ficam: Via Verde, Controlauto, Colibri, A-to-Be e a Brisa Autoestradas, que substitui a Brisa Concessão Rodoviária.
«Faz agora dois anos que definimos uma nova ambição para a Brisa, chamámos-lhe Vision 25. Estamos a actualizar essa visão e, alinhados com essa ambição renovada de desenvolvimento interno e crescimento internacional, decidimos rever aquela que é a nossa identidade, adaptando-a à realidade do Grupo e das suas empresas. A esta nova identidade corresponde também um novo logotipo que, respeitando a natureza, a essência e as cores do bonito logotipo que usávamos até agora, pretende expressar a nova ambição de desenvolvimento internacional. De um Grupo Brisa mais global», explica, em comunicado, António Pires de Lima, presidente da Comissão Executiva do Grupo Brisa.
O rebranding ficou a cargo da ACNE. João Carvalho Oliveira, director criativo executivo do hot-spot criativo da Deloitte, refere que o papel da empresa neste recomeço da Brisa passou por ajudar a descobrir a forma e o sentido que esse mesmo recomeço deve tomar. «A forma, o desenho do novo logotipo, procura afirmar a vocação global do grupo. O sentido, a assinatura de marca que criámos, procurar traduzir numa síntese o seu propósito. Acreditamos no poder das ideias para transformar negócios e foi exactamente isso que com a nova marca do Grupo Brisa procurámos fazer.»