5 tendências na educação: do online à comunidade
As salas de aula de hoje não são iguais às de há 50 anos e certamente que não serão semelhantes àquelas que as próximas gerações encontrarão. Mas será possível antever já o futuro da educação? De acordo com João Pedro Resende, CEO da Hotmart, empresa especializada em produtos digitais, são cinco as tendências que irão marcar o sector nos próximos anos.
1 – Ensino online
O ensino online é uma das principais tendências da educação do século XXI. Isto porque apresenta uma alternativa fácil a algumas das limitações do modelo de ensino tradicional, como os custos elevados para as instituições e alunos, a longa duração da formação, as limitações geográficas e a facilidade com que os profissionais se tornam obsoletos para as novas funções que surgem com os avanços da tecnologia.
2 – Educação descentralizada
O ensino do futuro deverá ser mais descentralizado, dando a cada aluno a oportunidade de aprender ao seu próprio ritmo, de forma adaptada às suas necessidades e sem limitações geográficas.
3 – Ensino “de baixo para cima”
As tecnologias de ensino online permitem que mais pessoas ensinem e partilhem conhecimento, além de darem aos professores acesso a ferramentas e materiais didácticos de qualidade.
4 – Aprendizagem em comunidade
A educação do futuro será baseada na construção de comunidades onde estudantes e professores se ajudam mutuamente e constroem conhecimentos em conjunto, de forma colaborativa.
5 – Coexistência do ensino tradicional e do ensino online
Segundo o CEO da Hotmart, o futuro da educação reside num modelo capaz de combinar o melhor do ensino presencial e do ensino online. Desta forma, os dois modelos deverão coexistir, pelo que o ensino online irá desempenhar um papel importante para ajudar a democratizar o acesso ao conhecimento.