5 efeitos da COVID-19 no Marketing de Influência
O impacto da pandemia de COVID-19 faz-se sentir em todas as áreas de negócio e nas diferentes vertentes que os compõem – da gestão aos canais de venda, passando pela comunicação e pelo Marketing de Influência. Segundo a agência Obviously, dedicada a este novo meio digital, a incerteza ainda paira no ar mas há já tendências que emergem desta nova realidade.
1 – Influenciadores evoluem para criadores de conteúdos
No período de confinamento, algumas agências criativas reduziram o ritmo de trabalho ou fecharam portas por completo, levando as marcas a recorrer aos influenciadores para a criação dos conteúdos que partilham. Em vez de serem apenas um meio, evoluíram para os próprios produtores das imagens ou vídeos que publicam nas redes sociais. Agora que o mercado já reabriu, algumas insígnias poderão continuar a optar por este caminho, uma vez que significa uma potencial redução dos custos;
2 – Campanhas para o bem comum
Num inquérito realizado a mais de mil influenciadores, a Obviously descobriu que 80% participaria numa campanha solidária sem qualquer tipo de compensação e que 97% partilharia uma publicação sobre uma causa ou negócio no qual acredita. Além disso, os influenciadores mostram-se interessados em participar em desafios colectivos e em acções de sensibilização que se estendam a uma comunidade;
3 – O conteúdo mudou para sempre
Ao longo dos próximos tempos, a aposta em vídeos de qualidade ou conteúdos em directo tornar-se-á ainda mais importante, uma vez que a pandemia veio mostrar a apetência dos consumidores por este tipo de solução. Assiste-se mesmo a uma explosão: 87% dos influenciadores inquiridos está a criar stories no Instagram, 24% está a produzir mais para a IGTV ou YouTube, 24% juntou-se ao TikTok e 23% começou a organizar transmissões em directo;
4 – O TikTok veio para ficar
Segundo a agência, 67% dos inquiridos afirma consumir ou criar conteúdos no TikTok actualmente. Muitos deles garantem ainda que esta é a melhor plataforma em termos de comunidade e apoio entre utilizadores. É aqui que todos (independentemente da idade) aprendem danças ou encontram o espaço necessário para expressarem o seu lado mais divertido, por exemplo;
5 – A ascensão da saúde e bem-estar
A preocupação com a saúde e bem-estar já não é exclusiva de uma só indústria. Todos os negócios estão a apontar a estes elementos para dar resposta às novas necessidades e exigências dos consumidores. E isto nota-se também no Marketing de Influência: não são apenas os influenciadores que sempre se dedicaram a esta área que se destacam neste momento, mas também todos os outros.