5 dicas para ter uma casa sem pêlos de animais
Pêlos de animais pela casa é o eterno dilema dos tutores. Se para eles esta camada protetora é de extrema importância, para quem os acolhe é sinónimo de limpezas redobradas. É na mudança de estações que o problema se intensifica, mas há algumas dicas que podem fazer a diferença.
Na data em que se celebra o Dia Mundial do Cão, a Spotahome, plataforma que alia a tecnologia ao imobiliário, promete ajudar a assinalar a efeméride da melhor maneira, deixando cinco dicas para que todos aqueles que têm animais em casa se possam antecipar.
1| Aspirar regularmente: Mesmo que a quantidade de pêlos seja mínima, convém sempre dar prioridade ao aspirador, ao invés de utilizar a vassoura para os eliminar. Isto irá ajudar a que os pêlos não se espalhem nem se acumulem pela casa, o que é mais propício de acontecer quando a opção passa por varrer. Ao aspirar, estes são directamente eliminados, sendo apenas necessário ter atenção no momento de esvaziar o armazenador do equipamento utilizado.
2| Utilizar rolos adesivos: A utilização de rolos ou fitas adesivas é uma óptima opção para remover pêlos de superfícies mais complicadas, como sofás ou roupa. Esta é uma dica bastante prática e importante de ter sempre à mão, além de ser bastante rápida de utilizar. Ainda assim, é importante ter atenção ao local onde é feita esta limpeza e à renovação do adesivo no final de cada utilização.
3| Optar por capas protectoras: No caso do cão ou animal ter um sítio preferido, como um sofá ou canto específico da casa, uma das opções passa por colocar uma capa protectora a resguardar o local. Além de proteger a região contra possíveis danos, torna-a mais fácil de limpar, uma vez que os pêlos ficam acumulados nesta capa e não passam para a restante superfície.
4| Escovar e tosquiar os animais: Um dos truques que ajuda na questão de manter a casa sem pêlos passa por… evitar a queda de pêlos. Escovar o pêlo dos animais ajuda a mantê-lo mais saudável e limpo, prevenindo a sua queda, devendo ser feito numa zona da casa onde haja melhores condições para a limpeza posterior. Além disso, é importante tosquiar os animais sazonalmente, protegendo-os de bactérias e fungos, fortalecendo a sua pelagem e combatendo a sua queda.
5|Apostar em suplementos: Além das dicas apresentadas, umas das formas de combater a queda de pêlo dos animais passa muito pela alimentação dos mesmos. Manter uma boa dieta alimentar, com nutrientes em quantidades adequadas, faz a diferença nesta questão e, consequentemente, ajuda a manter uma casa sem pêlos. Além disso, consoante recomendações veterinárias, existem suplementos naturais que ajudam a combater a queda de pêlo, podendo ser fortes aliados nesta problemática.