5 dicas para relaxar em modo teletrabalho

Trabalhar em casa pode fazer com que a fronteira entre a vida pessoal e a vida profissional se esbata. Poderá ser difícil determinar quais são os momentos dedicados ao trabalho e quais aqueles que são necessários para descansar e recarregar baterias.

“É importante manter a rotina de trabalho, mas não se pode esquecer que a concentração depende directamente do relaxamento”, sublinha a Weleda. Segundo a marca de cosméticos e produtos de higiene e bem-estar naturais, é preciso reservar parte do dia para actividades que ajudem a manter a concentração, para que nenhuma das partes da equação saia prejudicada.

Eis cinco dicas para relaxar em modo teletrabalho:

Dizer “não” às televisões e rádios

Uma das formas de estarmos mais relaxados e concentrados é eliminar todas as fontes de ruído que nos possam distrair, como a televisão e a rádio. A Weleda frisa que já bastam as crianças, os companheiros e as constantes interrupções que, ainda que sem intenção, nos proporcionam.

Planear o dia e as tarefas

Outra maneira de conseguir despachar o máximo possível de trabalho é através da planificação do dia – estar em casa não significa que não se pode cumprir o horário de trabalho. Pode-se, e deve-se, de forma a conseguir assegurar o sucesso das tarefas. O ideal será optar por priorizar as mesmas de forma a não falhar nenhum prazo.

Beber água e descansar

O nosso corpo precisa de água para trabalhar, sendo que 1,5L é o mínimo diário que se deve consumir, mesmo que não se saia de casa. A água, aliada ao descanso, é fundamental. Se a mente começa a pensar noutra coisa que não a tarefa que se devia estar a realizar, está na altura de uma pequena pausa.

Experimentar exercícios de respiração para relaxar

Quando o stress aparece, a sugesão passar por sentarmo-nos direitos, colocar as mãos sob o ventre para sentir melhor os movimentos e respirar lentamente pelo nariz, tendo o cuidado de encher adequadamente os pulmões. Expirar lentamente pela boca, drenando todo o ar dos pulmões, e repitir este exercício até que fiquemos mais relaxados.

Fazer uma automassagem de relaxamento

Quando passamos muitas horas sentados, os nossos músculos contraem-se gradualmente e precisamos de relaxar o nosso corpo e mente. Optar por uma massagem no couro cabeludo é uma hipótese: basta colocar as mãos na cabeça e, com as pontas dos dedos, fazer movimentos circulares massajando toda a cabeça. Repetir as vezes necessárias até que nos sintamos melhor.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...