5 dicas para personalizar a relação com os consumidores

Todas as marcas querem (ou deviam querer) estar mais perto dos consumidores, mas nem sempre sabem como fazê-lo. Algumas ainda arriscam, mas sem resultados brilhantes, e outras nem tentam.

A Adweek tem cinco dicas para partilhar com os retalhistas que desejem ter uma relação mais próxima do público, sempre com a personalização como ponto de partida:

1 – Recolher bons dados. Os retalhistas devem recolher tanto dados gerais -como tráfego do site e taxa de abandono de carrinhos de compras – como informações mais específicas de cada utilizador – histórico de compras, tamanho e preferências. De acordo com Jeriad Zoghby, da Accenture Interactive, mais importante do que saber que t-shirt determinado cliente comprou é saber qual o tamanho e cor;

2 – Usar os dados como guia. Em vez de desenvolver uma estratégia virada unicamente para a captação de dados, os retalhistas devem estabelecer o caminho a seguir com base nos dados já recolhidos. “Organizações inteligentes olham primeiro para os dados e, depois, decidem o que fazer”;

3 – Seguir a regra dourada. No seguimento do novo Regulamento Geral de Protecção de Dados (GDPR), a Adweek deixa uma dica que poderá ser crucial: para que haja confiança entre as marcas e os consumidores, é necessário que os negócios sejam claros em relação ao que irá acontecer a todos os dados reunidos. A regra dourada é evitar ser “assustador”, não perseguindo os consumidores;

4 – Rapidez. Cada vez mais, os consumidores não estão dispostos a esperar, especialmente se estivermos a falar da Geração Millennial. De acordo com um estudo da Segment, mais de metade dos consumidores espera receber um desconto ou recomendação de produto nas primeiras 24 horas após se terem identificado junto de uma marca (registo de newsletter, por exemplo. E este tipo de acção por parte das marcas pode mesmo compensar: perto de 50% dos compradores (63% dos Millennials) diz ser mais provável fazer uma aquisição por impulso depois de receber uma recomendação relevante;

5 – Resolver problemas. Os retalhistas devem focar-se nos principais problemas dos clientes e tentar resolvê-los. A personalização, neste caso, ambiciona facilitar a vida aos consumidores.

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