5 conselhos para construir uma marca que dure

“A tua marca é o que as pessoas dizem sobre ela. Não é o que tu dizes sobre ela.” É este o título de um texto publicado por Vartika Kashyap, Marketing manager da ProofHub, no seu LinkedIn, e onde explora o reconhecimento das marcas e os sinais a que se deve estar atento. A profissional começa por dar o exemplo da Xerox, que por ter sido pioneira na indústria das fotocópias vê o seu nome utilizado até para designar máquinas de outras marcas.

Como se chega até aqui? Vartika Kashyap acredita que o primeiro passo é assimilar o título do seu texto e parar de ignorar o que os outros dizem sobre a marca. A responsável dá ainda outros conselhos:

1 – Analisar a posição da marca. Antes de começar o processo de construção de marca, é preciso conhecer bem o mercado, identificar o público-alvo e o posicionamento da própria empresa. É necessário também conhecer a concorrência;

2 – Identificar os pontos fortes. Além de conhecer bem os elementos externos, é essencial conhecer bem a marca que se quer apresentar ao mundo, quais as suas fraquezas e forças e aprender gerir os dois lados. Caso a marca queira vender um produto, é boa ideia destacar o que o diferencia de outros e evidenciar essas características perante o público;

3 – Criar conteúdo apelativo. A apresentação e embalagem são muito importantes no momento de venda. Seja um produto ou serviço, garante Vartika Kashyap, deve apelar ao consumidor, para que se sinta tentado a dar-lhe uma oportunidade;

4 – Ser paciente. Caso os três primeiros pontos tenham sido realizados da forma correcta, os resultados não deverão tardar em chegar. Porém, requer alguma paciência e capacidade de não saltar imediatamente para outro projecto;

5 – Rever e corrigir. Assim que os resultados começarem a chegar, é necessário perceber o que correu bem e o que correu mal e ajustar de acordo. Chegou a fase em que esperar já não faz sentido e em que é preciso criar novas ideias, desenvolver novos produtos que respondam cada vez melhor ao que o público procura.

Depois, é começar de novo.

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