5 competências fundamentais num community manager

Um gestor de comunidades, ou “community manager”, não é apenas uma pessoa que passa o seu tempo a fazer publicações no Facebook e Twitter. Porém, consciente de que esta é a percepção que algumas empresas têm desta profissão, a IMF Business School reuniu as cinco principais funções destes responsáveis. Segundo o site Marketing News, a divulgação desta lista surge em paralelo com a comemoração do Dia Internacional do Community Manager, assinalado no próximo dia 23.

1 – Análise. Um bom gestor de comunidades tem de ter uma excelente capacidade de análise de modo a perceber que conteúdos estão a funcionar e quais precisam de ser eliminados da estratégia. Através da análise, é possível também perceber que determinadas publicações têm mais sucesso junto de determinados públicos do que outros. Tendo este objectivo em vista, devem saber trabalhar com plataformas como Google Analytics e saber interpretar os dados;

2 – Conteúdo. Mesmo que o profissional domine completamente as métricas e aspectos analíticos do seu trabalho, se os conteúdos publicados não tiverem qualidade não haverá feedback para analisar. Apenas a conclusão de que ninguém gosta. Segundo a IMF Business School, é necessário conhecer as tendências actuais e inovar constantemente para garantir a atenção e interesse dos utilizadores e consumidores;

3 – SEO. Esta sigla, que significa search engine optimization, é crucial para que os gestores de comunidades tenham uma comunidade para gerir. É preciso saber como aumentar a presença e alcance da marca ou negócio, fazendo, por exemplo, comentários noutros páginas e fóruns, gerar cruzamentos sociais e incentivar à partilha dos próprios conteúdos;

4 – Marketing. O objectivo último dos perfis de empresas nas redes sociais é gerar lucro ou qualquer outro tipo de benefício, que pode ir de reconhecimento a angariação de novos clientes. Por isso mesmo, estes profissionais devem ter conhecimento de inbound marketing e saber como levar a cabo acções deste género;

5 – Ferramentas. Estar sempre actualizado é também fundamental, uma vez que as redes e plataformas sociais estão em constante evolução e a apresentar novas funcionalidades e possibilidades a cada dia que passa. Neste sentido, devem saber como trabalhar com as mais recentes novidades.

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