5 características do consumidor de amanhã

A Atos, especialista em tecnologia empresarial, diz que existem cinco aspectos que definem o consumidor do futuro. Em comum, todas têm a Internet das Coisas e o facto de os consumidores estarem cada vez mais ligados.

1 – Pagar com dados Pessoais. A geração Millennial considera natural o pagamento de artigos através da internet e com recurso a dados pessoais, pelo que esta será progressivamente a realidade. “As únicas barreiras existentes são as culturais”, diz a Atos.

2 – Notificações de BLE e seus benefícios. Partindo da tecnologia BLE Beacons (Bluetooh Low Energy), é possível que as marcas façam sugestões aos consumidores sem que, para isso, seja preciso descarregar uma aplicação como acontece actualmente. O novo formato de beacons envia sinais a smart devices que estejam próximos, facilitando a ligação aos consumidores.

3 – Imprimir em casa. Uma avaria numa máquina com alguns anos pode significar obrigatoriamente a compra de um equipamento para substituir, já que, muitas vezes, as marcas descontinuam as gamas e deixam de ter as peças necessárias disponíveis. No futuro, diz a Atos, as marcas vão poder fornecer ou vender um ficheiro em formato CAD para que os consumidores imprimam em casa, na sua impressora 3D, a peça que falta.

4 – Comprar um carro. O processo de aquisição de um automóvel também será diferente com a criação de ferramentas que maximizam o potencial das redes sociais de cada consumidor para ajudar a distinguir comentários falsos dos verdadeiros. Segundo a Atos, os consumidores guiam-se cada vez mais pelas opiniões disponíveis nas redes sociais mas estas são, muitas vezes, pagas ou pouco fiéis à realidade. O futuro passará por filtrar este tipo de dados.

5 – Connected Hotel.  Os hóspedes de um hotel vão poder fornecer todos os seus dados pessoais sem que a segurança seja uma preocupação. Hoje, talvez ainda se retraiam nas informações que disponibilizam pois têm medo que sejam divulgadas mas, no futuro, não será assim. Segundo a Atos, qualquer pessoa terá o direito a ser esquecida, limpando os dados de uma aplicação no momento do check-out.

Artigos relacionados