49,2% dos portugueses já acede à internet através da TV
Foi no televisor onde se registou o maior crescimento de utilização para aceder à Internet nos últimos anos, revela a análise Bareme Internet 2023, da Marktest. De acordo com os dados, o universo de portugueses que acede à Internet através do televisor mais do que duplicou nos últimos quatro anos, coincidindo esta “explosão” com o período de pandemia e pós-pandemia da Covid-19 e com o aumento de smart tvs e connected tvs no mercado nacional.
Em 2019, apenas 18,6% dos utilizadores de internet em Portugal estavam online via televisor. Na primeira vaga de 2023 deste estudo, no entanto, esse valor situa-se já nos 49,2%. Durante este período, o maior “salto” verificou-se entre 2020 e 2021, com uma evolução de quase 12 pontos percentuais, de 24,9% para 36,7% de portugueses a utilizar o televisor para aceder à Internet.
Entre os restantes suportes utilizados para aceder à internet, o telemóvel mantém a liderança nos hábitos dos portugueses, com 80,4% dos portugueses a assumir utilizá-lo para estar online. O computador (63,5%), o tablet (22,4%) e as consolas de jogos (9,8%) apresentam tendências de evolução entre o ligeiro crescimento e a estabilização.