46,1% dos portugueses compraram ténis no último ano

O calçado desportivo está a ganhar cada vez mais adeptos e até já é visto como complemento aceitável em eventos mais formais – onde, até há algum tempo, era completamente vetado. A tendência é suportada pelos mais recentes dados do TGI da Marktest: nos últimos 12 meses, 3,9 milhões de portugueses compraram sapatos deste tipo.

De acordo com o estudo, o número de pessoas que comprou ténis no último ano corresponde a 46,1% da população residente em Portugal Continental com 15 e mais anos. Os que não compraram representam 52,3% e os que não sabem ou não respondem 1,6%.

Por idades, o TGI indica que esta é a variável mais discriminante. Entre os 35 e 44 anos, 57,5% dos portugueses afirma ter comprado calçado desportivo; acima dos 65 anos, apenas 25,9% fê-lo.

Em termos de género, a diferença é mínima: a penetração deste tipo de sapato é maior junto dos homens mas apenas por algumas décimas, atingindo os 47,8%; nas mulheres, é de 44,5%.

O mesmo estudo revela que adidas é a marca mais referida por quem comprou ténis nos últimos 12 meses, tendo sido adquirida por 38% do universo em análise.

Artigos relacionados