41% dos utilizadores é fiel às marcas de telemóveis

smartphones_redimensionadaA fidelidade dos consumidores é um dos principais desafios que as marcas de telemóveis hoje enfrentam. De acordo com um estudo da Kantar Worldpanel ComTech, apenas 41% dos utilizadores se mantém fiel a uma marca quando troca de telemóvel, embora 68% opte por manter o mesmo sistema operativo.

“Este é um problema particularmente relevante para as marcas que usam Android, que têm que convencer os consumidores a permancerem com a marca em vez de mudarem de dispositivo”, como é o caso da Samsung, HTC, Sony e LG, conclui o estudo, intitulado “Mobile trends that matter tomorrow”. “Os consumidores sabem que independentemente do dispositivo Android a que estejam ligados terão sempre acesso aos seus contactos e aplicações numa interface que lhes é familiar”, justifica.

Já “a Apple é obviamente imune a este problema – o iOS é a Apple, e a Apple é o iOS. Se os consumidores quiserem mudar para o Android ou Windows terão que re-comprar aplicações, copiar diversos conteúdos e aprender a utilizar um novo sistema operativo”, acrescenta o estudo.

De acordo com a Kantar Worldpanel ComTech, apesar de manter a liderança mundial, a Samsung perdeu quota de mercado no final do ano – no trimestre que terminou em Novembro de 2013, a marca registou uma quota de 41,3%, o que compara com o peso de 43,4% no período homólogo do ano anterior.

Uma performance que, segundo a analista de mercado, fica a dever-se à crescente concorrência no mercado mundial. Se marcas como a HTC e a Nokia desafiam há algum tempo os gastos multimilionários em marketing da Apple e Samsung, outras há que começam agora a chamar a atenção. É o caso da francesa Wiko e da chinesa Xiaomi, que reclamaram em Novembro de 2013 quotas de 8,8% e 16,2% nos respectivos mercados domésticos.

Já o mercado dos sistemas operativos permance uma luta desigual: o Android terminou 2013 com uma quota de 70% em 12 dos principais mercados mundiais, contra 22% do iOS.

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