40% dos consumidores já recorre regularmente a ferramentas de IA nas suas pesquisas

Os consumidores estão a mudar os seus comportamentos de pesquisa online, reporta o estudo “The Future of Search” da Omnicom Media Group. De acordo com a análise, o comportamento mudou uma vez que o leque de plataformas para chegar a determinado produto ou informação é cada vez maior e mais diversificado, tendo a Inteligência Artificial (IA) generativa um papel importante nesta mudança.

A pesquisa é cada vez mais personalizada e imersiva e os dados refletem isso mesmo: 40% dos consumidores já recorre regularmente a ferramentas de IA, como o ChatGPT, o Chatsonic ou o Perplexity AI, embora 54% dos consumidores considere que não existe “uma plataforma unificada que atenda a todas as suas necessidades”.

Segundo o estudo, a IA está a ter “um impacto significativo nos comportamentos de pesquisa dos consumidores”, com estes a valorizarem as “respostas imediatas e personalizadas” que a ferramenta oferece (55%) e a destacarem que esta “pode ajudar com respostas específicas e consultas detalhadas” (53%).

Nesta mudança, os smartphones também “desempenham um papel importante”, com 66% dos consumidores a referir que pesquisam com mais frequência em seus smartphones. E a gama de modalidades

Os dados do estudo revelam ainda que os consumidores sabem que existem muitos lugares e maneiras de pesquisar e estão confortáveis com essa variedade. Quase três quartos dos consumidores dizem que “não estão sobrecarregados pela infinidade de plataformas de busca”.

 

 

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