40 anos da marca Apple em revista

O primeiro anúncio da Apple viu a luz do dia há 40 anos, quando a marca foi criada, e pouco ou nada tem a ver com a sua actual estratégia de Marketing. Em 1976, a Apple queria promover o Apple 1, o seu computador de estreia.

Depois desta espécie de panfleto, chegaram as campanhas em vídeo. A Marketing Magazine compilou aqueles que acredita serem os 10 melhores anúncios da Apple e começa com um de 1981 que promove o Apple II:

Segue-se um anúncio de 1984, provavelmente o mais odiado mas também o mais adorado. Odiado pela administração da Apple mas adorado por Steve Jobs, co-fundador da marca, e também pela crítica:

O primeiro Macintosh com cor deu o mote para a campanha de 1990:

O quarto dos melhores anúncios da história da Apple conta com a ajuda do filme “Missão Impossível”, que incluía product placement da marca. A Apple aproveitou e utilizou, depois, cenas do filme para um anúncio:

Segue-se o “Think Different”, em 1997, com imagens de figuras como John Lennon ou Einstein. Nesta altura, a Apple encontrava-se com dificuldades financeiras e precisava de uma campanha que a voltasse a colocar na ribalta:

No ano seguinte, a Apple virou-se para a luta PC vs Mac. Neste anúncio, a marca aponta as diferenças entre os dois equipamentos e compara o cinzento da Microsoft com o colorido do novo Macinstosh:

Com o novo século chega também o iPod e o iTunes. Em 2003, é lançado “Sillhouette” que, embora, não seja a primeira campanha para o iPod, foi a que ficou na memória de mais consumidores:

Em oitavo lugar, tendo em conta que a lista foi feita por ordem cronológica, está uma campanha que esteve no ar entre 2006 e 2009. Sob o mote “Get a Mac”, a Apple utilizou dois homens para personificarem o PC e o Mac.

Em 2009, chega o anúncio para o iPhone 3G. Neste caso, a Apple optou por salientar a multiplicidade de aplicações que o smartphone suportava, afirmando que existia uma app para qualquer propósito.

Por fim, “What is iPad”, lançado em 2010, veio substituir a campanha inicial para o equipamento que, supostamente, Steve Jobs terá odiado:

Artigos relacionados