4 tendências nas Relações Públicas

Digitalização, métricas, notícias falsas e integridade são palavras-chave quando o assunto são tendências nas Relações Públicas. A IPRN – International Public Relations Network, rede mundial de agências de comunicação independentes, inquiriu mais de 40 representantes de agências e descobriu quais as suas principais preocupações e desafios.

Segundo o estudo, reportado pela Central de Informação (membro da IPRN), são quatro as tendências a ter em atenção:

1 – O desafio da integração do digital. Actualmente, 95% das agências da IPRN proporciona algum tipo de serviço digital, seja através de parceiros ou equipas internas e, apesar do desafio que a integração digital representa, 36% concorda que é essencial para o sucesso. Investir em equipas, implementação de novas ferramentas, monitorização de resultados e eficácia das actividade de Relações Públicas são alguns dos passos a tomar;

2 – A mensurabilidade é fundamental para os clientes. Segundo o estudo, 86% dos membros da IPRN afirma que os seus clientes esperam que as Relações Públicas tenham uma influência mais directa nas vendas. Além disso, 89% sublinha que os clientes estão interessados na mensurabilidade do impacto que estas podem oferecer;

3 – Menos notícias impressas e mais notícias falsas. 74% enfatiza o declínio da cobertura impressa versus cobertura digital, sendo que cerca de 50% das publicações está apenas disponível online. Segundo a IPRN, o espaço que o online oferecer criou um mundo de consumo e de elevada procura por informação, que levou também ao aumento de conteúdo impreciso e falacioso. Por seu turno, este tipo de conteúdo afecta a confiança, reputação e relação construída com os clientes. O segredo será a aposta na informação de qualidade;

4 – Qualidade de conteúdo e integridade das Relações Públicas. Apesar da mudança de paradigma verificada, 50% das agências inquiridas planeia reforçar as competências tradicionais de Relações Públicas: relações com os media, comunicados de imprensa, conteúdo com base em líderes de opinião e relações de influência ainda desempenham um papel fundamental na verificação da autoridade do conteúdo.

Artigos relacionados