4 tendências digitais para as marcas em 2019

Redes sociais, contexto, RGPD e 5D são algumas das palavras a ter em conta ao longo dos próximos meses quando falamos de marcas – e respectivas estratégias. Todas elas são abrangidas pelo mais recente estudo da Carat, no qual a agência de meios indica as quatro grande tendências digitais para 2019:

1 – Recoding social. Agora, mais do que nunca, as marcas têm nas mãos a oportunidade de tirar partido das redes sociais. Integração de plataformas de comércio electrónico no Instagram e gamificação das aplicações de chat são algumas das possibilidades, de acordo com o estudo, reportado pelo site espanhol Marketing News. A Carat indica ainda que as marcas devem ajudar os utilizadores a estarem presentes nas redes sociais de forma mais responsável e moderada: a necessidade de detox é real e as marcas podem ter um papel importante nesta “recodificação” das redes sociais;

2 – Contextual emergence. Colocar a audiência em primeiro lugar é um bom princípio mas deve estar em equilíbrio com o contexto. A Carat considera que o contexto, aliado às emoções, é uma das tendências digitais para este ano: compreender os desejos dos consumidores facilita a captação e retenção da sua atenção. Para isto poderão contribuir novas tecnologias, nomeadamente a Inteligência Artificial, que permitem personalizar a experiência de acordo com o contexto de cada cliente;

3 – Designing Data-Led Experiences. Segundo o estudo, a utilização dos dados dos consumidores transcendeu a optimização de campanhas e chegou à criação de produtos. Os Metallica, por exemplo, elaboram as setlists dos seus concertos com base nas músicas mais ouvidas pelos seus fãs. Há também marcas a recorrer a modelos de subscrição para criar uma relação mais próxima com os utilizadores, desenvolvendo novos serviços com base naquilo que os consumidores querem;

4 – Expanding connectivity. A velocidade da conectividade transforma o utilizador num gerador incansável de vídeo: mais de 400 milhões de pessoas partilham stories no Instagram, todos os dias. Até 2020, este número deverá crescer exponencialmente, de acordo com a Carat, tendo em conta a ascensão do 5G. Isto significa que haverá cada vez mais conteúdo partilhado e dados recolhidos, levando os consumidores a exigir uma experiência mais relevante.

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