4 tendências de Marketing Digital para 2020
A pouco mais de um mês do fim do ano, o que esperar de 2020? Quais são as áreas do Marketing Digital em ascensão e às quais as marcas devem prestar mais atenção? A AdRoll, plataforma dedicada a software de Marketing com base em Inteligência Artificial, reuniu quatro tendências que irão marcar os próximos 12 meses:
1 – Marketing Conversacional. Trata-se de uma estratégia para envolver os clientes em tempo real, tendo em consideração as suas necessidades. O Marketing Conversacional mostra-lhes soluções que respondem àquilo que procuram, seja através de live chat, chatbots ou outras formas de Inteligência Artificial/Machine Learning. Interacção instantânea e personalização é algo que os clientes esperam: 42% das pessoas espera resposta imediata (cinco segundos) e 36% espera uma resposta no prazo máximo de cinco minutos;
2 – Gestão de dados com base em Inteligência Artificial/Machine Learning. A quantidade de dados a que as marcas têm acesso pode ser uma benção mas também um pesadelo para o negócio, caso não tenham os meios necessários para analisar e retirar insights relevantes. Não basta recolher dados, é preciso saber o que fazer com eles e é aí que a Inteligência Artificial e o Machine Learning podem entrar. Estas tecnologias serão úteis na gestão de dados, identificação de padrões e interpretação de tendências digitais, por exemplo, o que resultará em recomendações mais correctas e úteis;
3 – Marketing de Comunidade. Segundo a AdRoll, esta é uma forma de as marcas alavancarem a afinidade com os consumidores através da criação de espaços onde as pessoas podem discutir interesses partilhados. Podem também responder a questões comuns e construir relações, à semelhança do que acontece nos fóruns online, por exemplo. Esta é, por isso, uma tendência que vem de trás mas que ganha novos contornos em 2020, com a ajuda das redes sociais e de novas formas de comunidade;
4- Privacidade do consumidor. A entrada em vigor do novo Regulamento Geral da Protecção de Dados, na Europa, e do Consumer Privacy Act, no estado norte-americano da Califórnia, veio sublinhar a importância da privacidade e segurança dos consumidores. Neste sentido, a evolução do Marketing Digital passará necessariamente por aqui: as marcas terão de ter mais cuidado com o modo como utilizam as cookies nos seus projectos publicitários, por exemplo. Em termos mais técnicos, resultará numa estratégia que privilegia a recolha de dados pelas próprias marcas e que gere com mais cuidado a lista de terceiros com acesso a estas informações.