4 passos para os líderes transformarem um conflito negativo num conflito saudável
Muitos empresários acreditam que o conflito representa uma dinâmica negativa nas empresas e que pode afectar as suas funções de liderança, pelo que tendem a evitá-los. Porém, enfrentar um conflito saudável pode ser um trampolim para o sucesso organizacional.
«Como empresária e mentora de empresários, estou sempre a assistir a esta situação: proprietários bem-intencionados que só vêem o conflito de forma negativa e fazem tudo o que podem para o evitar nas suas equipas e consigo mesmos», afirma, em comunicado, Rita Maria Nunes, country manager da TAB Portugal.
A responsável acredita que «as equipas de elevado desempenho aceitam conflitos saudáveis, debatendo e não encarando isso como algo pessoal. Embora nem sempre estejam de acordo, a equipa respeita e considera as opiniões dos outros. Todos estão dispostos a ver as suas ideias postas em causa para que o grupo, no seu conjunto, alcance melhores resultados.»
Assim, são sugeridos quatro passos para a resolução saudável de conflitos nas organizações:
Escuta activa: Escutar para responder e para compreender são duas coisas completamente diferentes. Em conversas mais pesadas, as pessoas com hábitos de conflito pouco saudáveis dão frequentemente por si a falar por cima dos outros. A comunicação interruptiva é um forte indicador de que a pessoa precisa de aperfeiçoar as suas capacidades de escuta ativa. Comprometa-se a não interromper os outros, a repetir o que foi dito e a fazer perguntas de esclarecimento.
Promover empatia: os conflitos estão carregados de grandes emoções e ligações pessoais a uma questão. Isso não é necessariamente uma coisa má. Agradeça o grau de preocupação ou a paixão da sua equipa pelo tema. Reconheça os seus sentimentos e valide as preocupações. Mesmo que alguém se exprima de modo fervoroso, a empatia é o canal apropriado para uma ligação saudável e a resolução de conflitos.
Promover mentalidade colaborativa: a colaboração é uma ferramenta eficaz na resolução de conflitos. Encoraje o trabalho de equipa em toda a empresa, reforce o conceito de que as soluções requerem um esforço de grupo e faça saber que todas as perspectivas são bem-vindas e valorizadas. Lembre-se de que a promoção de uma cultura de colaboração também traz outras recompensas substanciais para toda a organização.
Aceitar mudança: um conflito saudável e uma resolução positiva de conflitos requerem flexibilidade e vontade de adaptação. Esteja aberto a modificar a sua posição ou solução face à questão em conflito. Caso contrário, a equipa acabará por perceber que a sua opinião não tem importância. Num ambiente empresarial em rápida mutação, compreenda que a adaptação à mudança constrói pontes e alarga oportunidades.