4 Origens de stress para profissionais de Marketing Digital e como amenizá-las
Por Marco Gouveia, consultor e formador de Marketing Digital, CEO da Escola Marketing Digital e autor do livro “Marketing Digital: O Guia Completo”
Trabalhar com marketing digital pode ser bastante stressante. Especialmente quando se trabalha numa agência ou numa empresa de consultoria, quase faz parte da descrição do trabalho. Embora seja normal sentirmos alguma ansiedade quando saímos da nossa zona de conforto, não é normal sentirmo-nos stressados todos os dias. A longo-prazo, essa é uma situação que afectará negativamente não só a nossa esfera profissional, como também a pessoal, familiar, social, etc. Por isso, se o stress faz parte do seu dia a dia, talvez esteja na hora de reavaliar a forma como trabalha, tomando uma posição defensiva sobre possíveis situações de stress. Este artigo aborda 4 origens de stress comuns para profissionais de marketing digital e como lidar com elas de forma a minimizar o impacto negativo que têm sobre nós.
Uma possível origem de stress poderá ser a medição de resultados. Quando estamos a trabalhar numa campanha há vários meses e damos o nosso melhor todos os dias para que corra da melhor maneira, mas as métricas vêm mostrar-nos que, infelizmente, apesar dos nossos esforços, os objectivos não foram atingidos, é normal que nos sintamos stressados. Já para não falar do orçamento que esgotámos, que não vai deixar o nosso cliente nada feliz.
Para controlarmos o stress que advém deste tipo de situações, há duas coisas fundamentais: prepararmo-nos para o sucesso e evitarmos o sofrimento por antecipação. Nos estágios iniciais do desenvolvimento da estratégia, defina o seu objectivo principal: é notoriedade, vendas, fidelização ou outro? Seja o que for, é necessário estar bem definido. Deve, de seguida, estabelecer objectivos secundários. Isto diminui muito o stress quando não conseguimos alcançar o objectivo principal à primeira, pois, mesmo assim, teremos outras métricas para quantificar o sucesso da campanha, ainda que tenha sido apenas parcial. Dessa forma, vai ser possível apresentar alguns resultados positivos ao cliente.
A segunda situação que origina stress a muitos profissionais de marketing digital resume-se em duas palavras: baixos orçamentos. Muitas vezes, os orçamentos baixos são combinados com expectativas muito altas por parte dos clientes. Uma vez que os orçamentos reduzidos são bastante comuns, enquanto profissionais de marketing digital, precisamos de estar preparados para trabalhar com eles. A melhor forma de se proteger do stress nestas situações é sendo claro(a) ao esclarecer expectativas realistas desde o início. Ao informar o cliente sobre os cenários possíveis com o orçamento disponível, evita grandes decepções. Pode custar manter esta assertividade ao início, mas acredite que uma boa gestão de expectativas é crucial para minimizar o stress de ambas as partes.
Outra situação que costuma causar muito stress é ocupar o lugar de “pau para toda a obra” dentro de uma empresa. Certamente muitos profissionais de marketing se identificam com esta expressão. É-lhes exigido fazer o trabalho de um profissional de SEO, gestor de redes sociais, gestor de tráfego e criador de conteúdo, tudo ao mesmo tempo. No final do dia, andaram a correr como baratas tontas e não fecharam nenhum dos pontos prioritários. Nestas situações, o melhor a fazer é partir para a especialização. Pode (e deve!) manter-se a par das actualizações que ocorrem em várias áreas do Digital, bem como ajudar a equipa naquilo que consegue, mas dê primazia a uma área específica, aperfeiçoando o seu ofício nesse nicho. Priorize os seus principais objectivos e só depois, se o tempo o permitir, poderá dedicar-se às restantes tarefas. É crucial negar o desempenho de tarefas não urgentes que não contribuem directamente para o cumprimento dos objectivos prioritários estabelecidos.
Por último… E quando há tráfego a chegar ao site, taxa de cliques saudável, e zero conversões? Causa stress a qualquer um, não é? Isto pode acontecer por uma quantidade variadíssima de razões, mas há erros que são bastante habituais: velocidade da página, experiência de navegação e conteúdo. Se a página demorar demasiado tempo a carregar, as pessoas vão abandoná-la. Se a experiência do utilizador é afectada por pop-ups intrusivos, blocos gigantes de texto sem uma estrutura de informação clara ou vídeos que são reproduzidos automaticamente com som, aí está outro motivo que impede as conversões. Relativamente ao conteúdo, questione-se: aquilo em que o utilizador clicou corresponde exactamente ao que verá na página? Em caso negativo, este ficará bastante confuso e sairá imediatamente da mesma. Se após analisar as páginas do seu site, continua sem perceber por que razão não está a ter conversões, faça o seguinte teste: envie-o para 5 pessoas diferentes e peça feedback. É bastante provável que consiga recolher insights valiosos para a optimização com vista à conversão.
No fundo, a maioria das dicas deste artigo relaciona-se com organização e gestão de expectativas. Trabalhar com marketing digital pode ser stressante, mas está nas suas mãos fazer por reduzir os níveis de stress que sente, mesmo que, por vezes, pareça estar fora do seu controlo. Tome uma atitude defensiva, e não passiva.