4 mil vinhos estão a caminho do Porto

O evento Essência do Vinho regressa ao Porto já no próximo fim-de-semana. Entre os dias 20 e 23, mais de 400 produtores e cerca de quatro mil vinhos vão estar presentes e prontos para degustação, no Palácio da Bolsa. Para esta edição, a organização reforçou a vertente internacional através do convite a especialistas e líderes de opinião de uma dezena de países: Bélgica, Brasil, Dinamarca, Espanha, EUA, Inglaterra, Itália, Rússia, Suécia e Suíça.

Parte desta comitiva internacional terá como responsabilidade a eleição do Top 10 Vinhos Portugueses, prova que se realizará pela 13.ª vez e que é promovida pela Revista de Vinhos.

Durante quatro dias, haverá também espaço na agenda para 50 actividades paralelas para explorar, desde provas temáticas a conversas sobre vinho, harmonizações enogastronómicas e jantares vínicos. Sarah Ahmed, especialistas em vinhos portugueses e australianos, será protagonista de um destes momentos. A mulher por detrás do blog “The Wine Detective” vai orientar uma prova sob o mote “Vinhos australianos de castas portuguesas”.

Destaque ainda para Charles Metcalfe, um dos fundadores do International Wine Challenge (IWC), que será responsável pela prova “Grandes Vinhos do IWC”. Neste caso, o foco irá para rótulos medalhados na competição que representa.

Os participantes do Essência do Vinho – Porto podem também esperar provas da Quinta da Boavista (Douro), Casa Ferreirinha Callabriga (Douro), Casa da Passarella (Dão), Covela (Vinhos Verdes), Herdade das Servas (Alentejo), Quinta do Monte Xisto (Douro) e Quinta Vale D. Maria (Douro). A programação inclui ainda o lançamento da nova gama de vinhos Alvarinhos de parcela da Aveleda e dos vinhos de talha do projecto XXVI Talhas.

Para os mais curiosos em relação ao que se produz além-fronteiras, também haverá provas de vinhos de Barolo (Piemonte, Itália), Champagne (França) e Rieslings (Alemanha e Alsácia).

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...