38% dos profissionais de marketing em Portugal sente redução de orçamento

Perante um ambiente mundial de incerteza, as empresas estão a apostar mais nos departamentos de marketing. De acordo com um novo estudo da Salesforce, 86% dos profissionais inquiridos em Portugal indicam que a área ganhou relevância e valor ao longo do último ano, o que representa um aumento de 2% face a 2021.

Contudo, isso não significa que o trabalho tenha ficado mais fácil, pois 38% dos profissionais de marketing portugueses sentem a redução de orçamento, enquanto as expectativas dos consumidores continuam a aumentar. Comparando com o ano anterior, é hoje mais difícil corresponder a essas mesmas expectativas segundo 72% dos inquiridos nacionais.

Neste sentido, e de acordo com um outro estudo recente da Salesforce, mais da metade (56%) dos consumidores espera hoje que as ofertas sejam sempre personalizadas, independentemente do canal. As marcas estão a investir mais numa combinação de canais e tecnologias para personalizarem o alcance e construírem relações de longo prazo onde quer que estejam os seus públicos-alvo.

Com as expectativas cada vez mais elevadas, limitação de recursos humanos e fluxo de dados cada vez maior que os profissionais de marketing enfrentam, a inteligência artificial ganha assim uma nova relevância para maximizar os esforços. A grande maioria destes profissionais a nível mundial (68%) diz ter uma estratégia de IA totalmente definida – um aumento dos 60% em 2021 e 57% em 2020.

Experimentar faz parte do ADN dos profissionais de marketing e esse impulso começa no topo: 91% dos CMOs a nível global diz precisar de inovar continuamente para se manterem competitivos. A Web3, um ecossistema online descentralizado baseado em blockchain, embora ainda seja um território relativamente novo, já é utilizada no sector, com 51% dos profissionais de marketing no Mundo a afirmarem já ter uma estratégia para a Web3, com produtos virtuais e casos de uso de VR e/ou AR entre os elementos mais comuns.

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