34% dos portugueses não tem dinheiro para férias de Verão

Um inquérito elaborado pela plataforma Fixando junto de mais de 23 mil pessoas mostra que 34% não tem qualquer rendimento disponível para férias de Verão. A análise, levada a cabo entre os dias 29 de Abril e 4 de Maio, mostra que 59% das pessoas apresenta um nível elevado de stress derivado da preocupação com as finanças pessoais, no geral.

Os próximos meses são uma nuvem de incerteza para os portugueses, com 75% dos inquiridos a não ter marcado férias até ao momento. Embora 36% se mostre muito confiante relativamente ao alívio das restrições no Verão, a maioria admite ter sido afectada pela pandemia, levando o total de inquiridos sem rendimentos para férias a aumentar de 28% no pré-coronavírus para 34% actualmente.

Além disso, entre aqueles que têm algum dinheiro disponível para férias, o orçamento médio desceu de 1.048 euros, em 2020, para 746 euros, este ano.

Segundo a Fixando, 29% dos inquiridos viajou dentro do País, no ano passado, 12% pernoitou num hotel, 11% viajou para o estrangeiro, 7% ficou em alojamento local/turismo rural e 4% acampou. Houve ainda uma fatia de 31% que não gozou férias fora de casa.

Quanto aos planos para este ano, 25% tenciona viajar apenas dentro do País, 3% planeia ir até às Ilhas, 6% poderá viajar para outro país da Europa, 3% para fora da Europa. Por outro lado, 34% ainda não tem planos, 18% ficará em casa e 11% não terá férias.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...