3,3 mil milhões de dólares: WPP conquista conta global de media da Unilever
A Mindshare, do grupo WPP, foi a escolhida para assumir a conta global de media da Unilever, cobrindo os seus principais mercados, incluindo China, Índia, Estados Unidos e Reino Unido. O negócio foi fechado por cerca de 3,3 mil milhões de dólares (2,8 mil milhões de euros).
Para o WPP, GroupM e Mindshare, a conquista da conta da Unilever atesta a resiliência e expansão do negócio. O budget, o mais elevado com que a WPP já trabalhou, é sete vezes mais elevado do que o da seguinte maior agência de media da Unilever, de acordo com uma nota interna.
Outras holdings adquiriram também operações da Unilever para outros mercados: a PHD da Omnicom conquistou a Áustria, Alemanha e Suíça, e a Havas Media ficou com França. O WPP também perdeu Espanha e a Iniciativa do IPG reteve alguns negócios.
A imprensa internacional dá conta de que a Publicis e a Dentsu entraram também na corrida, embora a primeira tenha conquistado a conta de publicidade da retalhista, num negócio de 30 milhões de dólares (25 milhões de euros), em Março deste ano. A Accenture Interactive também lutou pelo negócio desde o início.
A conquista por parte do grupo WPP prevê a centralização de todo o negócio de media da Unilever, incluindo dados, análises, planeamento e compras, sob uma única agência para cada mercado específico.