32,3% dos portugueses subscreve um serviço de streaming
Quase um terço dos portugueses já subscreve serviços de streaming, revela o estudo BStream da Marktest. Segundo dados referentes ao último quadrimestre de 2021, são já 32,3% os portugueses que assumem subscrever pelo menos um serviço deste tipo, o que corresponde a mais de 2,7 milhões de indivíduos.
As conclusões apontam também para uma continuação desta tendência no futuro próximo, já que 9,4% dos inquiridos no estudo afirma ter a intenção de subscrever uma plataforma de streaming nos próximos três meses. Contudo, se se tiver em conta aqueles que acedem às plataformas mesmo sem serem subscritores, o total de utilizadores em Portugal sobe já para 44,9%.
No que diz respeito às faixas etárias, os indivíduos entre os 15 e os 24 anos são aqueles mais recorrem aos serviço de video on demand (78,9%), enquanto os maiores de 65 anos registam a taxa de acesso mais baixa (6,5%). De forma geral, 70,6% das pessoas que utiliza serviços de streaming tem menos de 45 anos.
O estudo BStream indica, ainda, que a Netflix é o serviço de streaming com maior penetração no País: esta plataforma acumula a liderança nos critérios de subscrição, utilização e notoriedade entre os utilizadores portugueses. Quanto às restantes plataformas analisadas, o Disney+ (mais 1.2 p.p.) e o NOS Play (0.6 p.p.) registaram crescimentos no último quadrimestre do ano. O top 5 de plataformas mais subscritas é composto pela Netflix, Disney+, HBO, Prime Video e NOS Play.