30 artistas doam obras a leilão solidário pela saúde mental infantil
Julião Sarmento (na imagem em cima), Salvador Colaço, Ana Jotta ou Pedro Cabrita Reis são apenas alguns dos 30 artistas que aceitaram participar na quarta edição do leilão solidário “Dar Luz a esta Causa”. Organizado pela CAPITI, o leilão arrancou no início do mês e prolonga-se até ao próximo dia 15, tendo como objectivo apoiar jovens e crianças carenciadas com perturbações de desenvolvimento e comportamento.
«É urgente o apoio à saúde mental infantil, mais ainda nesta fase complicada que o mundo atravessa, em que a pandemia tem tido um impacto muito negativo, nomeadamente nas crianças e jovens com problemas de desenvolvimento e comportamento. Esta situação agrava-se quando se trata de famílias com dificuldades económicas», explica Mariana Saraiva, presidente da CAPITI.
Pela primeira vez, o leilão acontece no site do Palácio do Correio Velho, de modo a cumprir as regras impostas pelo estado de contingência em que Portugal se encontra. Para evitar ajuntamentos, todo o processo decorre online.
Porém, quem quiser conhecer as obras de perto, o Museu da Electricidade irá receber uma exposição com todas as peças, no dia 15, entre as 13h e as 21h. A visita é realizada em turnos de 25 pessoas, a cada duas horas.
«Gostaria de reforçar a importância desta iniciativa para ajudar as crianças e o prazer que tenho em poder participar e ajudar. Espero que a minha fotografia possa contribuir e inspirar as pessoas a doar. Temos que estar todos juntos, cada criança merece um futuro», comenta Nuno Cera, um dos artistas envolvidos no leilão
Já Luísa Cunha, também envolvida no projecto da CAPITI, sublinha como tornar-se um agente transformador é um acto necessário: «A saúde da mente é um assunto vital, mais premente ainda quando se trata da saúde mental em famílias carenciadas.»