3 indústrias cujo potencial online está a ser ignorado
Alimentação e Bebidas, Cuidados Pessoais e Peças Automóveis são, de acordo com a eMarketer Retail, três indústrias tradicionalmente ignoradas no que ao comércio electrónico diz respeito, mas às quais as marcas deveriam prestar mais atenção. O potencial de crescimento está lá, precisa apenas de ser explorado.
Segundo a mesma publicação, já se avistam sinais de mudança no campo da Alimentação e Bebidas – habitualmente de difícil expansão online uma vez que os consumidores gostam de ver e pegar nos alimentos (fruta, por exemplo) antes de comprar. Grandes players como a Amazon e Walmart estão a investir na criação de plataformas digitais de venda de produtos alimentares e a apostar em serviços como entrega no mesmo dia e disponibilização de pontos de entrega.
Passando para a área dos Cuidados Pessoais, o problema na ascensão do eCommerce poderá residir no facto de as marcas de Bens de Grande Consumo ainda apostarem em abordagens mais tradicionais de marketing. Contudo, o cenário está a mudar, já que as insígnias estão a apostar na venda directa aos consumidores – seja através de lojas próprias ou de intermediários como a Amazon.
Por fim, as Peças Automóveis. Segundo a eMarketer Retail, este sector apresenta uma dinâmica semelhante ao dos Bens de Grande Consumo e, por isso, o mesmo problema. Neste caso, a solução encontrada parece passar por um modelo Distributor to Consumer (D2C), especialmente quando as peças não requerem apoio profissional para a sua instalação. Para peças que precisem de conhecimentos mecânicos, a tendência assenta em regimes click-and-collect.
Quanto à venda de automóveis, a eMarketer Retail afirma que a Tesla continua a ser excepção, ainda que tenha potencial para romper com o paradigma e acabar com os stands tradicionais.