3 em cada 10 líderes de TI em Portugal afirmam que a sua empresa pretende expandir-se no próximo ano
Um pouco por todo o Mundo, as empresas estão a levar a cabo mudanças nas suas organizações para chegarem a mais pontos de comércio global. De acordo com a pesquisa anual Global Tech Trends Survey 2022 (GTTS), realizada pela Equinix, 72% dos 2.900 tomadores de decisão inquiridos refere que as suas empresas planeiam expandir-se nos próximos 12 meses, seja para uma nova área metropolitana (31%), para um novo país (33 %), ou para toda uma nova região (38%).
Os líderes de Tecnologia & Informação (TI) inquiridos na região da EMEA revelam-se menos ambiciosos quanto aos planos de expansão, com apenas 59% dos inquiridos a confessar propósitos de expansão para novos mercados no próximo ano. Por outro lado, cerca de 3 em cada 10 líderes de TI em Portugal relataram que a sua organização irá expandir-se geograficamente nos próximos 12 meses. Desses, 21% planeia chegar a uma nova cidade num país onde já está presente, 12% pretende expandir-se para um novo país e 9% para uma nova região.
Contudo, os problemas contínuos que vão surgindo na cadeia de abastecimento estão a impulsionar a procura por uma maior digitalização, com um crescimento significativo dos investimentos em infra-estrutura digital. Quase metade (44%) dos entrevistados em Portugal revela que pretende concretizar a sua expansão por meio de implementações virtuais através da cloud (14% dos quais recorrendo a uma solução bare metal).
Ao mesmo tempo, 9% dos líderes digitais inquiridos mostrou a intenção de investir mais em soluções de colocation neutras, de modo a facilitar o incremento planeado das implementações digitais, enquanto 26% disse que pretende aumentar o investimento em serviços de interconexão, à medida que avança no seu caminho de transformação digital e cria maior resiliência.
«É evidente que os decisores de TI no nosso país prosseguem a sua jornada de transformação através de uma estratégia digital-first, promovendo a optimização, flexibilidade e escalabilidade da rede. Portugal está a assumir-se como um importante hub de conectividade internacional, especialmente por meio de cabos submarinos muito relevantes, que conectam o data center da Equinix em Lisboa a todos os continentes, em especial África, América e Europa, o que constitui um recurso de elevado valor para todos os negócios digitais baseados no nosso País», revela, em comunicado, Carlos Paulino, managing director da Equinix em Portugal.
Permanecem, no entanto, preocupações significativas em torno da segurança cibernética. Neste sentido, 85% dos entrevistados globais (82% em Portugal) confirma que uma das suas principais prioridades consiste em melhorar a segurança cibernética, 84% (85% em Portugal) afirma, ainda, que é crucial o cumprimento das regulamentações locais sobre os dados e 83% (79% em Portugal) destaca a necessidade de preparar os seus negócios para o futuro.