3 dicas para tornar os dados numa vantagem competitiva para as empresas
Os dados são considerados o “novo petróleo” das empresas. Mas, para alcançar o sucesso em mercados competitivos não basta produzir dados: é preciso saber o que fazer com eles. Quem o garante é a Opensoft, empresa portuguesa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas.
De acordo com a Opensoft, actualmente é necessário que as empresas tenham uma gestão orientada por data. Contudo, há três regras fundamentais que têm que ser cumpridas para que os dados recolhidos sejam realmente úteis:
- Garantir a qualidade dos dados: antes de se extraírem conclusões ou tomarem decisões baseadas nos dados, é importante assegurar que estes têm qualidade. Corrigir erros e implementar medidas que os mitiguem no futuro permite garantir que se trabalhe sobre informações fidedignas;
-
Definir que dados analisar: nem todas as categorias de dados importam para todas as tomadas de decisão. Seleccionar que dados podem gerar mais valor potencial a cada área de negócio é uma abordagem que aplica inteligência à filtragem;
-
Utilizar data products: os data products (como o Google Analytics) são ferramentas que tiram partido dos dados para melhorar processos. Usar os que já existem ou criar um que corresponda exactamente às necessidades da empresa permite tornar o processo de análise e retirada de conclusões mais ágil e dinâmico.
«Deixámos a era da gestão baseada em suposições e entrámos na era das decisões sustentadas por dados – se as organizações querem accionar optimizações internas e prestar um melhor serviço aos clientes, devem considerar seriamente extrair o máximo potencial das informações que têm ao seu dispor», refere em comunicado Rui Cruz, director de Projecto da Opensoft.